Perícia Contábil » Santos & Caldeira

Perícia Contábil


Imagem Incrível

Pericia Contábil é um procedimento rígido realizado por profissionais especializados e devidamente autorizados para tal trabalho, onde fazem análises e conferências de documentos fiscais, buscando certificar se os mesmos são verdadeiros ou não.

Conforme descrito na Norma Brasileira de Contabilidade, perícia contábil é o conjunto de procedimentos técnicos e científicos destinado a levar à instância decisória elementos de prova necessários a subsidiar à justa solução do litígio, mediante laudo pericial contábil, e ou parecer pericial contábil, em conformidade com as normas jurídicas e profissionais, e a legislação específica no que for pertinente.

De forma simplificada, trata-se de um instrumento que busca criar os elementos comprobatórios necessários para que uma empresa ou pessoa, apresente em vias judiciais ou extrajudiciais, provas se houve ou não desrespeito à legislação.

São dois tipos de perícia contábil, a judicial e a extrajudicial. A perícia contábil judicial é aquela solicitada por um juiz. Ela é solicitada para casos em que seja necessário um laudo especializado, elaborado de forma isenta pelo perito, para a resolução de uma questão jurídica. Nessas circunstâncias, o perito contábil é responsável por fazer uma análise e emitir um parecer. Essas informações são anexadas ao processo e ajudam o juiz a tomar as suas decisões.

Já a perícia contábil extrajudicial, é aquela realizada sem que haja um pedido de um juiz ou, ainda, sem que exista um processo em andamento no judiciário.

Fale Conosco